Popular Posts

Google+

Feed

Seguidores


Desventuras em Série é uma serie infantil escrita por Daniel Handler, sob o Pseudônimo de Lemony Snicket, e conta a história dos Irmão Baudelaire desde o momento em que eles se descobrem órfãos e por todas suas desventuras em 13 livros. Esses e outros trabalhos de Lemony Snicket foram lançados no Brasil sob o selo Seguinte da Companhia das Letras.

“Se você tem interesse por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.”

A história se passa em uma versão de nosso próprio mundo, porém com características fantásticas. Com um caráter atemporal, a série tem elementos do início do século XX, cita trabalhos científicos e obras literárias modernas, e contém diversas referências a autores e poetas dos séculos XIX e XX.

A série começa com Violet, Klaus e Sunny Baudelaire em uma praia num dia nublado quando Sr. Poe os aborda com a notícia da morte de seus pais num terrível incêndio, que além de deixá-los órfãos destruiu sua casa. Tal tragédia os leva aos cuidados de Conde Olaf, um parente distante, que pretende roubar a fortuna herdada pelas crianças e livrar-se deles no processo. Assim começa a narrativa de uma série de desventuras e o desenrolar da história revela grandes segredos sobre os pais Baudelaire e uma incrível organização secreta da qual faziam parte.

Violet é a mais velha dos Baudelaire, com quatorze anos, e uma grande inventora. Prendendo seu cabelo com uma fita vermelha para que não fiquem na frente de seus olhos e concentrar-se, ela é capaz de criar os mais inusitados aparelhos, com a combinação dos mais inusitados itens, e tira-los de muitas enrascadas.

Klaus é o irmão do meio, com doze anos, e um leitor inveterados. Passou muito tempo entre os livros da grande biblioteca na mansão de sua família. Com suas capacidades de pesquisa e seu conhecimento avançado em vocabulário, ele aplica o conhecimento que acumulou em salvar o que restou de sua família.

Sunny é a casula, com apenas alguns meses de vida, mas já muito inteligente. Com o melhor par de dentes que alguém poderia ter, ela roí a saída de diversas enrascadas com seus irmãos. Apesar das inteligência, sua pouca idade dificulta a comunicação, uma vez que os bebês falam por ruídos inteligíveis. Por sorte Klaus e Violet a entendiam e faziam o serviço de tradução para os que não conseguiam. Com o decorrer da história ela descobre suas habilidades culinárias.

Conde Olaf, que antes era um ator, agora se dedica integralmente a suas atividades de vilania. De péssima aparência e hábitos detestáveis ele é o principal vilão da história, perseguindo os órfãos Baudelaire e as poucas pessoas boas que eles tem a fortuna de encontrar por seu caminho de tristezas. Junto com essa detestável figura há sua trupe de malfeitores.

A narrativa de Lemony Snicket é marcadas por suas definições “alternativas” de palavras ou frases que o público de seus livros, em geral crianças, podem não conhecer. Ao mesmo tempo ele deixa diversas referências de obras e personalidades literárias que transformam a leitura em uma diversão para leitores de qualquer idade. A trama pode ser um tanto repetitiva e em alguns pontos previsível, por outro lado a consciência disso da parte do autor gera momentos de comedia memoráveis. Lemony tem uma maneira de passar valores importantes aos leitores ao mesmo tempo que ajuda a introduzir uma realidade de infortúnios e superações.

Copyright © (un)Known Reader | Powered by Blogger
Design by Duan Zhiyan | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com