Quem sou eu

Minha foto

Estudante de Engenharia Mecânica, leitor inveterado e aspirante a escritor.

Popular Posts

Google+

Feed

Seguidores


The Martian ou, como ficou a tradução aqui no Brasil, Perdido em Marte (eeh...), é o primeiro romance publicado de Andy Weir. Eu li por causa da recomendação de um vlogger que sigo. Além do fato de a sinopse ter me deixado bem animado.

E não me decepcionei com quase nada. O formato é interessante e a trama é instigante. Outro ponto forte é o protagonista, Mark Watney, que é bem divertido.

O livro é sobre um astronauta americano que acaba deixado em Marte por sua equipe após uma tempestade de areia comprometer a missão. Durante a qual Mark é ferido por um pedaço da antena de comunicação e tido como morto.

A maior parte da história é narrada pelo protagonista através de "logs". Mark é um cara divertido e um ótimo botânico/engenheiro, assim, grande parte do que ele escreve são piadas sobre sua situação e descrições técnicas dos procedimentos a qual ele recorre em ordem de sobreviver no planeta até ter a chance de ser resgatado.

Grande parte do que faz o livro bom são as partes técnicas, eximiamente descritas e provavelmente bem plausíveis. Ainda assim o fato de apenas termos contato com o que o próprio Mark escreve, na maior parte do tempo, deixa o drama da situação aquém do que poderia, um tanto raso. Mesmo assim toda a ação é bem descrita e empolgante.

Depois de algum tempo acompanhando Mark, outros personagens são introduzidos a trama e temos um vislumbre de como o resgate é arquitetado. Outra vez a politica das preparações é um pouco rasa, mas nada que comprometa o divertimento, só deixa uma sensação de que poderia ter sido ainda melhor. Os personagens secundários são ótimos, com personalidades bem definidas e todos são muito bem inseridos na narrativa.

É um ótimo livro de ação e tudo indica que ele terá uma versão cinematográfica nos próximos anos. Se bem executado podemos ter um ótimo filme sobre exploração espacial em breve, o que me deixa ansioso.

Copyright © (un)Known Reader | Powered by Blogger
Design by Duan Zhiyan | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com