Popular Posts

Google+

Feed

Seguidores


A distopia de George Orwell é marcada profundamente por seu conhecimento politico e seus receios contra o totalitarismo.

Ambientada em um futuro onde governos ditatoriais tem o controle do mundo a sociedade do romance é dividida em um sistema de castas com: o Partido Interno sendo a elite no controle, o Partido Externo sendo os funcionários do governo e os Proles como trabalhadores comuns e pessoas de pouca instrução. As descrições feitas pelo autor do cenário transmitem ao leitor a situação aterrorizante de um regime totalitário, marcado por campanhas de controle e adequação de informações com objetivo de reforçar as diretrizes do partido e manter o controle.

O protagonista, Winston Smith, é membro do Partido Externo, que representa a elite intelectual e alvo primário das politicas de duplipensamento, a doutrina do Partido, que consiste no "poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo tempo, de contar mentiras deliberadas e ao mesmo tempo acreditar genuinamente nelas, e esquecer qualquer fato que tenha se tornado inconveniente". Ele também é funcionário do Ministério da Verdade, responsável por alterações em documentos, jornais e textos históricos, apagando qualquer contradição aos pronunciamentos do Partido.

O autor cria um regime sólido baseado nos regimes comunista e fascista, principais alvos de sua critica. E esse detalhamento é o maior desafio do livro. A construção do ambiente e o entendimento dos mecanismos do regime são o foco de Orwell e deixam o livro pouco dinâmico. A leitura é pesada e pode ser cansativa.

Por outro lado cada pedaço de informação é relevante e o intuito do romance é alcançado perfeitamente ao termino da leitura. A desolação que senti quando fechei o livro só é superada pelo sentimento de que aprendi algo muito importante.

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro não é um clássico atoa, ele mostra exatamente o tipo de sociedade na qual não quero viver.

Copyright © (un)Known Reader | Powered by Blogger
Design by Duan Zhiyan | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com