Popular Posts

Google+

Feed

Seguidores


Nesse domingo tive uma viagem demorada e resolvi levar dois livros de Senhor dos Anéis e o A Revolução dos Bichos pra passar o tempo. Consegui terminar de reler A Sociedade do Anel na ida e na volta peguei o do Orwell.

Eu li 1984 primeiro e acho que errei ao faze-lo. Nesse "conto de fadas" do Orwell tem muito do que eu vi em 1984, o jeito que os porcos mascaram o passado e distorcem os acontecimentos é bem parecido com o que ele descreve como a sociedade no romance.

É um conto sobre o Comunismo. De forma geral a historia é bem esclarecedora, mas sem a leitura do posfácio do Hitchens eu provavelmente teria ficado com algumas impressões erradas sobre o regime e sobre a intenção do autor com a historia.

Ao fim da leitura eu fiquei com vontade de ler mais sobre o período histórico e sobre a vida do próprio Orwell. Se não me engano o próprio Hitchens escreveu uma biografia dele, vou procurar depois.

Outra leitura muito boa foi a do prefacio original do autor para a primeira versão, que foi extraviada na época. Nela ele fala da liberdade de expressão e imprensa, e da covardia da intelligentsia inglesa que fazia vista grossa aos acontecimentos da Russia na época da segunda guerra. Ele aponta ainda a auto-censura que eles faziam as ideias controversas e o quanto isso era atrasado.

É uma leitura esclarecedora e de simples entendimento, mesmo pra quem não tenha um conhecimento histórico-politico amplo, assim como eu não o tenho.

Copyright © (un)Known Reader | Powered by Blogger
Design by Duan Zhiyan | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com